sexta-feira, 20 de abril de 2012

Atividades dos Cursistas

Leitura e processo de escrita



AAA4-Unidade 13

Aulas de 1 á 5

Aulas trabalhadas nas turmas de 8° anos.Foram entregues fichar das aulas aos alunos que foram trabalhadas em várias aulas.Damos uma maior ênfase no texto enigmático.Todos os alunos gostaram da aula e a forma de escrever o texto.Veja alguns textos produzidos por eles:









Tema:Descobrindo os tipos textuais.

No dia 06 de setembro foi entregue aos alunos uma apostila contendo as aulas 1 e 2,a qual foi explicado pelo professor,os alunos leram a apostila,que foi pausadamente explicada pela professora que deu ênfase maior aos tipos textuais predição e injunção visto que os alunos desconheciam esses tipos textuais.As atividades foram feitas e corrigidas pela professora.



Tema:Caracterizando a carta íntima.

No dia 13 de setembro a professora entregou aos alunos o texto:Mais considerações (As cartas de Tati),o mesmo foi lido e comentado pelos alunos e a professora.As alunas Evellyn e Fernanda disseram que gostaram muito do texto e que iria ler o livro.Em seguida fizeram a interpretação sem apresentar nenhuma dificuldade.













Aulas ministradas
Escola Municipal Professora Josefa Maria
Turma:8° anos
Professora:Aparecida Régia

Aula 1.

Reconhecendo Gêneros Textuais

No dia 02 de maio,o material foi entregue aos alunos.Fizemos leituras individuais em seguida compartilhada.Logo após um breve debate sobre o tema.Em seguida os alunos fizeram as atividades proposta para o tema,a professora auxiliou os alunos que tiveram dificuldades no final foi feito a correção.Na aula seguinte foi trabalhado a aula 2(redescobrindo gêneros textuais),usou-se a mesma metodologia da aula anterior.Finalizando esta unidade com a atividade 5,produçao de um relato.Segue em anxo algumas atividades.






Avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa

No dia dez de maio foi realizado a Avaliação Diagnóstica na turma do 8° ano.A avaliação foi entregue aos alunos individualmente, a professora pediu que fizessem com muita atenção.No decorrer da prova algumas dúvidas foram auxiliadas pela professora que deixou os alunos bem a vontade,para que fizessem calmamente.Após a correção em uma análise geral a turma apresenta um nível bom visto que obtiveram em media 50% de acertos.As deficiências observadas pela professora será trabalhado de uma forma mais coesa.






















Indo a sala de aula
Tema:
Biografia

No dia 31 de maio iniciou-se o projeto:biografia,o autor escolhido foi Carlos Drummond de Andrade.A professora entregou os alunos o poema:”Família” que foi lido,analisado e interpretado pelos alunos.Após a corregação da interpretação a professora pediu aos alunos que pesquisassem para próxima aula biografia de escritores,atores,autoridades...
Na aula seguinte com o material em mãos,os alunos foram apresentando suas biografias,finalizando a professora leu a biografia de Drummond,autor escolhido para analise biográfica.Enfim pediu aos alunos que produzissem sua própria biografia.



























Aula 1 e 7

Descobrindo caminhos da poesia/Descobrindo a poesia de cordel.

Aulas trabalhadas no mês de junho com leitura,comentário e atividades sobre o tema.Dando um maior ênfase no cordel,que chamou a atenção dos alunos,pois alguns não conheciam esse gênero.Todos trouxeram um cordel que foi lido para toda a classe por ser uma leitura atrativa, a aula foi bem envolvente.Finalizamos com a montagem do varal de cordéis.


















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário