sexta-feira, 20 de abril de 2012

Projeto


Cidade Ocidental







Projeto



Ler com Prazer

















Justificativa



Durante as coordenações pedagógicas, os professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa vinham sempre discutindo a importância da leitura e compartilhando as dificuldades que os alunos de 1ª e 2ª fase têm em ler e sintetizar por isso viram a necessidade de trabalhar a leitura de forma integrada e que ultrapassasse os limites da sala de aula.

Com o avanço das discussões, surgiu a idéia de criar um “projeto de leitura”, cuja finalidade é envolver todos os alunos da 1ª e 2ª fase e a área de Códigos e Linguagem em busca da melhoria qualitativa da leitura.



Objetivo Geral



Despertar o gosto e o interesse pela leitura de forma que o aluno leia e compreenda o mundo da leitura, numa perspectiva prática, contextualizando o passado com o contemporâneo, abrindo aos alunos o espaço para desenvolver seus talentos culturais e artísticos através da criação de obras literárias e artísticas.



Objetivos Específicos



             Elevar a auto-estima do aluno da 1ª e 2ª fase, mostrando sua capacidade na busca da vitória;

             Valorizar os alunos da 1ª e 2ª fase;

             Promover o protagonismo dos alunos;

             Oportunizar aos alunos o desejo de lerem textos e livros literários, e não literários;

             Possibilitar a construção e reconstrução de conceitos nas diversas áreas do conhecimento.

             Proporcionar ao aluno as condições de interpretar e compreender problemas socioeconômicos e políticos do cotidiano;

             Melhorar a leitura e o rendimento dos alunos na construção de conhecimentos, por meio de competências, em diálogos permanentes com os sujeitos envolvidos no processo;

             Despertar a imaginação criadora;

             Descobrir talentos na música, na pintura, na leitura, na literatura e na dramaturgia;

             Exercitar a expressão oral e escrita dos alunos de forma planejada e criativa;

             Levar os alunos a conhecerem o universo literário;

             Oportunizar aos alunos o desejo de lerem textos e livros literários e textos jornalísticos;

             Valorizar as ações interativas entre os alunos e toda comunidade escolar;

             Ler e compreender o mundo da literatura;

             Reproduzir obras literárias e textos jornalísticos;

             Compreender e utilizar a sala de aula uma linguagem mais elaborada;



Estratégias



1ª Etapa: O professor divulgará e distribuirá as obras que serão frutos de análise e interpretação pelos alunos;

             Leitura e reencontro da obra escolhida;

             Análise dos elementos da narrativa;



2ª Etapa: Participação nas Oficinas

             Criar e recriar história;

             Confeccionar livros com as obras produzidas pelos alunos;

             Ilustrar as histórias;

3ª Etapa: Produção de textos, confecção e pintura de painéis, telas, graffit, ensaio de peças, seleção de músicas e poemas a serem apresentados na culminância das atividades;

4ª Etapa: Culminância das atividades com exposição dos textos produzidos, nos painéis, recital de poesias, cânticos, peças teatrais. Dramatizações, vernissage, salas ambientes, chá literário, sarau, varal literário, contadores de histórias interagindo salas e séries.

5ª Etapa: Produção de textos jornalísticos e apresentação oral.





Competências e Conceitos Explorados



- LINGUA PORTUGUESA– Literatura, Leitura e Produção de texto.

             Entender a Língua Portuguesa como veículo de interação dialógica, transmitindo e processando diferentes tipos de mensagens em situações nas quais os alunos devam expressar idéias ou opiniões de modo estruturado, coerente e claro.

             Compreender o sentido, o significado e as consequências dos acontecimentos e correlacioná-los tomando como base experiências vividas e textos lidos;

             Habituar-se à pesquisa, ampliando conhecimentos sobre a linguagem a fim de conhecer melhor as múltiplas fontes de informação e conhecimentos, compreendendo sua flexibilidade segundo mudanças sociais, políticas e econômicas;

             Resgatar as produções artísticas – literatura, pintura, música, etc., comparando aos diferentes momentos históricos e buscando compreender as transformações sociais por meio da sua interpretação.

             Compreender que a linguagem, ao ser usada para argumentar, discutir, fundamentar idéias e pontos de vista, ajuda a definir uma identidade própria no indivíduo que se utiliza dela.



- ARTE – Musical Visual e Cênica.

             Compreender a produção artística, como forma de elaborar e expressar idéias ou emoções e experiências vividas e sentidas, no processo de criação da ate individual e/ou coletiva.

             Reconhecer o ambiente e a comunidade escolar, como produtores de arte e de cultura, como identidade própria, analisando e conhecendo profundamente essa comunidade, para uma reflexão consciente sobre seus problemas, talentos e potencias de articulação cultural.

             Reconhecer a linguagem teatral como elemento para análise da sociedade na qual está inserida, utilizando-a para elaborar intervenção solidária na comunidade.

             Ampliar e aperfeiçoar possibilidades do emprego da voz, utilizando repertórios nacionais;







Educação Física

             Conviver com as diversas identidades culturais, bem como respeitar, preservar e valorizá-las como sinergias que constituem o mundo em que vive.

             Vivenciar a lógica dos ciclos e ritmos que compõem a dinâmica da natureza, de forma a reconhecer nela os defeitos das ações humanas.

             Participar, efetivamente, no processo de definição de princípios e normas do cotidiano e posicionar-se criticamente diante dos valores que compõem a moral.

             Atuar de forma a promover a saúde (individual e coletiva) e reconhec-la como um dos direitos do cidadão e um dever do estado.



Língua Inglesa

             Descobrir e reconhecer diferentes aspectos da estrutura semântica na língua inglesa, observando o fenômeno da importação cultural e suas transformações.

             Valorizar as possibilidades de comunicação da língua inglesa, por meio de gírias, ditos populares e músicas, compreendendo novas maneiras de expressar-se, aplicando no meio social.

Serviços de orientação educacional (S.O.E)

             Despertar o interesse dos alunos por gêneros de diferentes estilos.

             Promover situações para escuta de relatos vivenciados por alunos, professores e convidados.

             Preparar previamente os alunos para participação em atividades que exijam atitudes como saber ouvir, respeitar a opinião do outro, compreendendo o silêncio como parte da interação.



Temas a serem trabalhados

                                             3º e 4º                              CONTOS

                                             7os e 8 os                                         POESIAS

                                             9os                                      TEATRO

                                             5os, 6os e 9os                                PLÁSTICAS

                                             7os e 8os                                          SEMÂNTICA E MUSICAL

                                             5os, 6os e 7os                                SEMÂNTICA E MUSICAL

                                             9os                                      POESIAS E ROMANCES







Conhecimento e conceitos explorados



LÍNGUA PORTUGUESA:



             Seleção e distribuição das obras lidas;

             Leitura e interpretação das obras;

             Roda de leitura;

             Seminários;

             Produção de obras;

             Estudo gramático; Inter-relação com outros componentes curriculares;



ARTE:

             Estudo e análise das obras e dos pintores;

             Reprodução de obras literárias;

             Preparação da patê cênica para a dramatização dos textos;

             Apoio técnico-artístico para as peças teatrais;

             Decoração e preparação do cenário;



INGLÊS:

             Roda de leitura;

             Seminários;

             Produção de obras;

             Tradução de textos;

             Preparar um musical a ser apresentado;



EDUCAÇÃO FÍSICA:

             Trabalhar a postura como elemento indicador de saúde;

             Alongar e preparar para apresentações;













METODOLOGIA



O método utilizado para a execução do projeto será basicamente a leitura e a pesquisa literária, a interpretação de texto, produção de obras e debates numa perspectiva interdisciplinar.

E para se obter êxito ao final da experiência, é de extrema importância um estudo sobre os temas que serão apresentados, mesmo porque os participantes da experiência nunca tiveram um contato mais aprofundado com os textos e autores a serem trabalhados.

O Projeto Ler com Prazer, objetiva, também trabalhar todas as competências citadas, para que o aluno participe ou espectador possa tirar  proveito dos conhecimentos adquiridos tanto na fase de pesquisa quanto na apresentação do projeto.



Indicadores de Aprendizagem



Os indicadores de aprendizagem serão verificados através de:



             Desenvolvimento da auto-estima, criatividade e sensibilidade nas apresentações artísticas e culturais;

             Capacidade de produzir e relatar textos;

             Melhoria da expressão oral em função da preparação para expor em público;

             O grau de interesse pelas atividades desenvolvidas na escola;

             Aumento da capacidade de análise e argumentação;

             Mudança no ambiente escolar tais como: integração dos professores; melhoria no relacionamento professor x aluno; redução na taxa de evasão e de repetência; redução do índice de violência na escola e melhoria no processo de aprendizagem dos alunos.

             Modificação na rotinas da escola ganhando um novo dinamismo;

             Aprendizagem, uma vez que, nas apresentações, observa-se o domínio dos conteúdos estudados na elaboração dos trabalhos, momento de grande emprenho de todos os alunos.



Recursos



             Biblioteca da Escola;

             Para-didáticos;

             Salas de aula;

             Professores e alunos;

             Cartolina, pincel atômico, papel pardo, papel ofício, tinta, murais da escola, som, data show, etc.

             Internet.



Processo de Avaliação



A avaliação acontece desde o momento em que o aluno tem contato com as obras literárias, durante a preparação e culminância do evento. Começa com a seleção de material, leitura e se estende até a apresentação prática.

A comissão organizadora faz relatórios de avaliação e os alunos envolvidos se auto-avaliam.

A avaliação é processual, contínua e cumulativa, a partir do desempenho do aluno, interesse, compromisso, colaboração, produção, apresentação, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

Para cada atividade definida e proposta em cronograma para os grupos é estipulada uma meta a ser alcançada por cada aluno e pelo grupo.





Incorporação, divulgação e continuidade



O projeto terá início no 1º semestre de 2012 e pelos resultados alcançados será incorporado ao calendário escolar.

A divulgação será feita através de convites, folders e pelos próprios alunos.

Há perspectiva que esse projeto possa continuar porque um dos objetivos é promover o protagonismo dos alunos

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